segunda-feira, janeiro 23, 2006

Viva Portugal!

(Foto de Inácio Rosa/LUSA)
A noite de 22 de Janeiro ficará para sempre na memória dos Portugueses.
Esta foi a noite em que a direita elegeu o seu primeiro Presidente da República, o Prof. Cavaco Silva.
Desde o dia em que anunciou a sua candidatura, que o Prof. Cavaco Silva foi recebendo apoios de toda a parte do país, dos mais diversos quadrantes da nossa sociedade, que fizeram dele o candidato de Portugal, o Presidente de todos os Portugueses.

De resto foi uma eleição que não deixou dúvidas. O Prof. Cavaco Silva foi o preferido da MAIORIA dos Portugueses, obtendo mais um milhão e seiscentos mil votos que o segundo candidato mais votado, num resultado que não deixa dúvidas a ninguém. Cavaco Silva é o Presidente de todos os portugueses.
Parabéns Prof. Cavaco Silva!
Ricardo Batista - Presidente da CPS da JSD Alenquer

Resultados Finais (Concelho de Alenquer)



Prof. Cavaco Silva - 7322 votos (36,74%)
Manuel Alegre - 5231 votos (26,25%)
Mário Soares - 3256 votos (16,34%)
Jerónimo de Sousa - 2885 votos (14,48%)
Francisco Louçã - 1135 votos (5,70%)
Garcia Pereira - 100 votos (0,50)

Resultados Finais


Prof. Cavaco Silva - 2745491 votos (50,59%)
Manuel Alegre - 1124662 votos (20,72%)

Mário Soares - 778389 votos (14,34%)
Jerónimo de Sousa - 466428 votos (8,59%)
Francisco Louçã - 288224 votos (5,31%)
Garcia Pereira - 23650 (0,44%)

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Cavaco a Presidente


Esta eleição presidencial acontece num momento muito particular da vida nacional.

Portugal atravessa um dos momentos mais difíceis desde que se tornou num estado democrático.

O país reconhece que é preciso um projecto nacional, que seja um factor de união social, de esperança e de mobilização nacional.
Para dar a volta, Portugal não precisa de salvadores da pátria, precisa apenas dos melhores, simplesmente, e o Professor Cavaco Silva é sem dúvida o melhor para desempenhar o cargo de Presidente da República.

Pela sua seriedade, pelo seu sentido ético e de estado, pelo seu passado político, pela sua credibilidade, porque transmite uma enorme confiança e por ser o único que realmente consegue unir o país.

Escolher Cavaco Silva como futuro Presidente da República, não é uma questão de ideologia política, é uma questão de bom senso.

Por um Portugal Maior, Vote Cavaco Silva.
(Ricardo Batista - Presidente da CPS JSD Alenquer)

sábado, janeiro 14, 2006

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Não nos dão Cavaco...


A campanha eleitoral começou à "meia dúzia" de dias, mas continua na mesma toada que nos habituou em pré-campanha. Os candidatos presidenciais dividem-se em dois grupos bem definidos: os que têm projectos e os que criticam os projectos dos outros.
Não será necessário uma análise exaustiva para perceber que no primeiro grupo se inclúi os candidatos Aníbal Cavaco Silva e Manuel Alegre, e no segundo grupo o "trotsquista" Louçã, o "grande revolucionário socialista" Mário Soares, e o candidato Jerónimo de Sousa.
O candidato apoiado pelo MRPP, Garcia Pereira, passa completamente ao lado desta campanha eleitoral.
Os que criticam
O Professor e Economista Louçã apresenta-se nesta campanha da mesma forma que aborda a política, radical e sem sentido de Estado. Muito crítico das propostas apresentadas pelos adversários, não explora as suas ideias, nem apresenta propostas: é claramente uma campanha anti-Cavaco.
O Dr. Mário Soares, também ele muito crítico de Cavaco Silva, assenta agora o seu discurso na grande e louvável luta contra o Estado Novo. Mas durante quanto tempo pagaremos esta factura? A revolução de Abril foi à quase 32 anos... Não será importante renovar a classe política, atendendo inclusivemente às mudanças imensas na envolvente sócio-cultural e económica? Ou viveremos presos ao passado, idolatrando os grandes lutadores da liberdade, e impotecando o futuro?
Fala de estabilidade governativa, mas ele é um dos maiores críticos da política seguida pelo Engº Sócrates.
O passado político de Mário Soares exigia mais do que uma campanha de críticas pessoais, provocações e falta de ideias.
O candidato apoiado pelo PCP está igual a ele próprio... muito crítico de Cavaco e dos seus Governos, que representaram uma das melhores fases economico-financeiras do país, com taxas de crescimento do produto impressionantes; controlo rigoroso do Índice de Preços no Consumidor: principal indicador inflacionista, até então descontrolado; controlo do preocupante Défice da Balança Comercial e simultâneamente cumpriu-se, o acordo do SMTC (manter o escudo na banda de variação face ao Ecu) e cumpriu-se o Plano de Estabilidade e Crescimento (estes dois últimos conduziram à introdução do Euro);
Não se entende o discurso Sr. Sousa, que por ideologia ou convicção tende a seguir o discurso dos seus antecessores, já gasto de tanto ser apregoado. Será que só os senhores do PCP é que têm coração e se interessam pelos interesses dos trabalhadores? Acho que não!
Os que apresentam propostas
O candidato-poeta Manuel tem-se apresentado nesta campanha intreventivo e com propostas concretas. Apresenta-se com respeito face a todos os adversários, e em vez de optar pelo caminho mais simples que é, e sempre será o da crítica, optou pela proposta, pelo confronto de ideias.
Pelos vistos, quem propõe, quem apresenta ideias, quem opta pelo caminho da discussão e confronto de ideias não tem lugar no Partido Socialista.
O candidato em vantagem nas sondagens, bem patente no que se tem visto em campanha e pré-campanha eleitoral, no consenso e na mobilização que gera em cada localidade a que se desloca, Professor Universitário nas duas melhores escolas de Economia do país, e das melhores da Europa, é sem dúvida um expert em matéria económica e finanças públicas. Mas mais do que isso o Prof. Cavaco Silva é também um homem com imensa visão de estado, bem visível na campanha eleitoral que tem desenvolvido: com base na elevação, ideias, propostas, e respeito pelos outros candidatos.
Tem sido atacado nas mais variadas frentes, e sempre com elevação responde às críticas dos adversários com trabalho!
Muita agitação para tão poucos dias de campanha... ainda temos mais 10 dias pela frente! Venham eles... porque para os "que não nos (lhe) dão (dês) Cavaco temos Cavaco para lhes dar!
José Afonso
(Vice-Presidente CPS JSD Alenquer)

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Cavaco Silva inicia Campanha no Oeste


"Farei ouvir a minha voz se notar, se tiver indicações, de que o Estado é usado por alguns ao serviço de clientelas. Nesse caso digo-lhes: não ficarei calado", afirmou Cavaco Silva no jantar-comício em Torres Vedras.

A iniciativa que encerrou o primeiro dia oficial de campanha, reuniu cerca de mil apoiantes da Candidatura, entre eles o exPresidente da Assembleia da Mota Amaral, e culminou um dia de intensa actividade com passagens entusiásticas por Sintra e Cascais.

Cavaco Silva recordou a necessidade de combater a abstenção, falou da confiança que leva os empresários a investir e prometeu “fazer mais para os ajudar a reconquistar a confiança perdida nos últimos anos”.
Lembrou que, se for eleito, será um agente de desenvolvimento. “Sem desenvolvimento não há emprego, não há possibilidade de combater as bolsas de pobreza, não conseguimos garantir aos mais idosos o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado no passado”, referiu.
Cavaco Silva insistiu na ideia da credibilização da classe política. Para que isso seja conseguido, disse o Candidato, “ os governantes têm que ser mais exigentes nas suas escolhas”.

Prometendo trabalhar para a estabilidade política que, no seu entender, é outra das condições para conduzir Portugal ao caminho do desenvolvimento, Cavaco Silva afirmou: "Os Governos são escolhidos por quatro anos e devem ter possibilidade de cumprir a legislatura”.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Prémio Ché Ché



A cada dia que passa Mário Soares vai-se derrotando.
Como pode este homem ser apoiado seja porque partido for ?

Soares questionado sobre as declarações de Ribeiro e Castro do CDS/PP

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Cavaco Silva na Região Oeste


No próximo dia 8 de Janeiro (Domingo) realizar-se-á um mega-jantar comício em Maceira - Torres Vedras com o Professor Cavaco Silva, que assim escolheu a zona oeste para iniciar a sua campanha presidencial.

A compra de bilhetes para o jantar já começou e quem quiser estar presente, deverá entrar em contacto com a Sede Distrital Oeste ou com os responsáveis locais da candidatura.

SEDE DE CANDIDATURA - LISBOA ÁREA OESTE
Av. 5 de Outubro, 5 R/C
2560-307 TORRES VEDRAS
lisboaao@cavacosilva.pt
Director de Campanha: Eurico Borlido
Coordenador de Juventude: Ricardo Pinteus

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Poderes Presidenciais

A menos de um mês para a Eleição Presidencial, não tenho dúvidas àcerca do sentido do meu voto: Prof. Cavaco Silva. Na minha opinião é o candidato que reúne mais condições para o cargo em questão, pois é uma pessoa com um conhecimento vasto e inquestionável do País, da Europa e do Mundo. É um "político" sensato e com visão estratégica a médio-longo prazo, principalmente no campo económico. Questionar-me-ão se o País é só economia? Responder-vos-ei que não! Mas é sem dúvida alguma o motor das sociedades modernas e fundamental para o progresso sócio-cultural do País.
Mas a minha dúvida e relutância é outra. E no meu entender, sensata! Porque irei eu votar para um cargo cujo poder que lhe é constitucionalmente atribuído é considerávelmente reduto para o mais alto cargo da Nação.
Considero importante uma revisão constitucional para alterar o papel do Presidente da República na plano político, respeitando os restantes orgãos de soberania. Seria, na minha opinião, mais vantajoso para o país um presidente com poder executivo, passando a um sistema mais presidencialista, à imagem dos EUA.
Ou, em alternativa, tomando como exemplo Espanha ou Inglaterra, passar Monarquia sem poder legislativo e executivo, sendo apenas um "embaixador" de Portugal no Mundo, à imagem do que é hoje em dia.
Acho que a discussão é pertinente.

José Afonso (Vice-Presidente JSD Alenquer)

Ano novo, promessa antiga ?

Agora que estamos no novo ano e que a maioria Socialista de José Sócrates já completou 9 meses de Governação, continuamos à espera dos 150 mil postos de trabalho prometidos.
"Jobs for the boys" não contam!

Ricardo Batista - Presidente da CPS JSD Alenquer

Plano Tecnológico - Têm razão... “Não há 2... sem 3”

A aposta na Sociedade do Conhecimento, foi uma das grandes bandeiras eleitorais do actual Governo. Esta aposta é legítima e, em nossa opinião, incontestável! Mais do que ser uma causa particular de qualquer partido político, deverá ser, na actualidade, um imperativo nacional.
No mundo da Globalização, são os factores intangíveis como a Informação e o Conhecimento, o Capital Humano e as capacidades de Inovação e Gestão da Mudança que diferenciam os Países e constituem os pilares da sua competitividade e nível de desenvolvimento.

O Plano Tecnológico como foi apresentado pelo Primeiro – Ministro José Sócrates, era um esplendor de desenvolvimento. Mostrava-se como um plano inteligente, inovador e de um cariz estratégico importante para Portugal, visando a fundamental competitividade.

A Juventude Social Democrata vem por este meio denunciar um “plano falhado” por parte do Governo. Um “Plano de Ilusões” que infelizmente só vem acentuar a desacreditação dos jovens nas políticas do Governo. Se tinhamos dúvidas em relação á capacidade deste Governo de transformar em acção o que promete, temos agora certezas absolutas desse facto.

Não podemos admitir que este plano tenha 3 coordenadores em tão curto espaço de tempo, mostrando a incapacidade de desenvolver políticas transversais e de grande valor para Portugal. O facto do Primeiro Ministro avocar a coordenação do projecto para o seu gabinete, demonstra a incapacidade da sua equipa em dar seguimento a um plano que cada vez mais temos dúvidas que realmente exista.

Exigimos que o Primeiro Ministro de Portugal assuma toda a responsabilidade na descoordenação do Plano Tecnológico e que explique como vai implementa-lo, de modo a gerar confiança nos muitos jovens que já praticamente não acreditam no efeito do Plano.

Comissão Política Nacional da JSD