terça-feira, março 01, 2011

"Jornadas da Juventude" de Alenquer




No passado dia 16, o pelouro da juventude da CMA pediu às organizações de juventude do concelho que contribuissem para as "Jornadas da Juventude" com propostas de actividades, seguindo o tema "Ano Europeu do Voluntariado".

A JSD Alenquer respondeu ao desafio e elaborou este projecto, tendo sempre em mente a temática, os jovens do município e a situação financeira da CMA (que, todos devem saber, não é de todo famosa).

Deixamos abaixo as nossas propostas. Comentários e críticas criativas serão sempre bem-vindas!

--------------------------------------------------------------------------------------------

Para a dimensão pedagógica do evento:

1. Conferências escolares: convidar associações locais, nacionais e internacionais (com representação em Portugal) de voluntariado a dirigirem-se às escolas do concelho e falarem das suas experiências, o seu trabalho e da importância da participação jovem nas acções de voluntariado. Duas associações diferentes (uma local e uma nacional/internacional) para cada uma das escolas. Para futuros contactos com estas instituições (caso considerem a proposta), recomendamos que se recorra à Plataforma de ONGD's através deste link http://www.plataformaongd.pt/contactos.aspx

2. Exposição no Fórum Romeira: convida associações locais, nacionais e internacionais (com representação em Portugal) de voluntariado a montarem bancas nos pavilhões de zinco do Fórum Romeira, onde poderão expor o seu trabalho (vídeos, fotos, informações, etc.), explicar ao público como actuam, o valor da sua acção e a importância do voluntariado. Poderão também vender alguns objectos, revertendo a favor da sua causa. Como pagamento de entrada no pavilhão, o público deverá deixar uma peça de roupa, cobertores, pequenos electrodomésticos, material escolar ou alimentos enlatados ou desidratados. Os objectos recolhidos durante o período das “Jornadas da Juventude” reverterão a favor das associações de solidariedade social do concelho.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para a área desportiva:

1. Futebol-Humano: alugando dois insufláveis que permitam a prática desta actividade, organizar-se-ia uma manhã de jogos no espaço da Romeira, num sistema onde todos possam jogar com e contra todos, simplesmente pela diversão. Os dois insufláveis justificam-se para que as crianças mais novas não tenham de jogar com as mais velhas, evitando que se magoem.

2. Workshop Desportivo: convidar membros das várias associações desportivas do concelho (e não só) a ensinarem as bases dos seus desportos aos jovens, como por exemplo futebol, hóquei, ginástica, ciclismo, ténis de mesa, atletismo, karaté, taekwondo, judo, kickboxing, basquetebol, dança, natação, ténis. Sugerimos também o convite de praticantes de modalidades não praticadas no concelho, como râguebi (com Tomás Morais ou Vasco Uva), golf (Filipe Lima, António Rosado ou Tiago Cruz), kendo e iaido (sensei Manuel Rodrigues), voleibol (equipa do SCC – Caldas da Rainha), etc.

Para participar nestas actividades, a condição será a mesma colocada na entrada para a Exposição: doação de produtos para redistribuir.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Para a componente lúdica:

1. Acções Práticas de Voluntariado: Queremos com isto que os jovens tenham um contacto directo com aquilo que estão a aprender e com uma forma de participação activa na vida cívica. Para esta actividade, sugerimos três acções, tendo em conta a dispersão geográfica do concelho

1) Para o Agrupamento de Escolas Da EBI 1,2,3 de Abrigada, sugerimos uma saída com os jovens à Serra de Ota para a plantação de carvalhos, tendo assim contacto com uma acção de voluntariado ambiental;

2) Para os alunos da Escola do Carregado e da Damião de Goes, sugerimos uma saída com as IPSS's e associações de voluntariado social que prestem serviço nestas áreas de intervenção, para que tenham um contacto com esta dimensão;

3) Para os alunos do Agrupamento de Escolas Visconde Chanceleiros, sugerimos uma saída ao lar da Santa Casa da Misericórdia da Merceana, de forma a motivar o diálogo inter-geracional e colocá-los em contacto com uma forma de voluntariado cada vez mais em voga e louvável.

A todos os alunos que participarem nesta actividade, ser-lhes-ia oferecido o almoço no local (algo simples, rápido e económico, como grelhados na brasa).

2. Festa(s) nocturna(s): dependendo dos dias determinados para as jornadas

- Quinta-feira/Sexta-feira/Sábado ou Sexta-feira/Sábado/Domingo: concurso de bandas, dj's e outros músicos locais na Sexta-feira. Grande festa no Sábado, com um dj conhecido (foram sugeridos nomes como Mark Guedes, Diogo Miranda, Pedro Casanova, Henry Josh, Rita Egídio), ou algo mais “aberto”, como um espectáculo musical/cómico (com, por exemplo, Rui Unas, Nuno Lopes ou Nilton). A festa de Sábado seria aberta pelo vencedor do concurso da noite anterior.

- Apenas com a Sexta-feira: excluía-se o concurso de bandas, mantendo-se a festa com dj ou o espectáculo.

A condição para entrada na festa é a mesma que nas anteriores actividades.