sábado, janeiro 17, 2009

A questão que se coloca sobre os parquímetros!


Após muito debate político, o projecto dos parquímetros na vila de Alenquer foi posto em prática.Embora por um período experimental de 3 meses, estes parquímetros, inseridos no programa de recuperação urbana e "ribeirinha" da vila de Alenquer,estão colocados nas seguintes vias: Avenida dos Bombeiros Voluntários; Avenida 25 de Abril.
Os parquímetros estão dividos ao longo destas duas avenidas, associados por cores que correspondem às diversas divisões do percurso de estacionamento no qual estes parquímetros incidem . O preço mínimo é de 10 cêntimos, correspondendo a 15 minutos; o preço máximo está fixado nos 2 euros e 10 cêntimos que correspondem a 3 horas de estacionamento. A tarifa é aplicada de 2ª a 6ª feira das 9:00h às 18:00.
Colocados à 1 mês, estes parquímetros já suscitaram diversas opiniões. A unanimidade quanto a esta medida não impera, e é nessa perspectiva que a JSD propõem a todos os alenquerenses e visitantes deste blog que exponham a sua opinião.
Relembro que este projecto está num período experimental, pelo que é a altura adequada para promover esta discussão pública, com o intuito de se chegarem a conclusões concretas e coesas sobre as vantagens e desvantagens deste projecto para a vila de Alenquer.
Nesta perspectiva, importa acrescentar que um dos pressupostos deste projecto era acabar com a falta de lugares dentro da vila de Alenquer, no sentido de dinamizar o comércio tradicional e de facilitar a vida dos munícipes que encontravam enúmeras dificuldades de estacionamento, quando necessitavam dos serviços inseridos na vila. A questão fica em aberto: Será que estes pressuposto, que fizeram correr muito tinta, no sentido da implementação dos parquímetros, estão a ser conseguidos?
Abraço Laranja

2 comentários:

Pedro disse...

Na qualidade de munícipe alenquerense,expresso a minha sincera opinião pessoal!
No meu entendimento, os objectivos que se colocaram para a colocação dos parquímetros não estão a ser conseguidos. Esta questão suscitou muita discussão,nomeadamente entre moradores das ruas anexas ao projecto e os comerciantes. Estes últimos apoiram por unanimidade este projecto, pois deste modo, libertaria mais lugares de estacionamento, que eram preenchidos por munícipes não residentes na vila que deixavam os carros o dia inteiro, impedindo os restantes de pararem e comprarem! Nesta perspectiva, receio que as expectativas dos comerciantes saíram goradas, na medida em que,as tarifas, por mais insignificantes os valores praticados, afastam as pessoas, que com a oferta a crescer, junto ao pólo urbano Alenquer/Paredes, preferem comprar sem ter de pagar o estacionamento.
Esta medida beneficiou, o cidadão comum, que no seu dia-a-dia, por qualquer razão necessita de se deslocar aos serviços instalados na vila, pois existem lugares para dar e vender.
Neste sentido, o objectivo principal da colocação de parquímetros, na minha opinião foi criar mais uma fonte de receitas para a Câmara que desde então,assume uma perseguição feroz, através dos seus fiscais na caça ao incumpridor.
Um resultado deste projecto tão dinamizador do comércio tradicional está à vista de todos, o único supermercado existente dentro da vila, está às moscas e não é só pela criação de alternativas,a tarifa afugenta a pessoa que agora pensa duas vezes em parar, sabendo que tem de pagar!
Outra questão que suscita diversas opiniões são os moradores,está na altura dos políticos alenquerenses olharem para eles,não se justifica um morador, ter de pagar parquímetro, por exemplo porque está doente, ou desempregado, ou por outra situação qualquer que o faça permanecer em casa. Tendo em conta a conjuntura actual, isto é,prédios sem garagens,acumulam-se viaturas nas artérias que ligam às ruas principais,num autêntico emaranhado de viaturas que só não entram em casa,porque a porta é pequena!Para isto, uma palavra:Vergonha!
Concluindo,os parquímetros não sendo uma medida aceite pacificamente, trouxeram como é natural vantagens para uns e desvantagens para outros e muita opinião diversa.
Como gosto de dar a minha opinião tecendo critícas, mas de forma construtiva, acho que o problema do funeral do comércio tradicional, não se deve tão só à falta de estacionamento, mas principalmente à falta de visão comercial deste,que parece estar a anos-luz da realidade do concelho!Por outro lado, bem sabemos que as grandes superfícies, como em qualquer lado, vieram prejudicar o comércio tradicional, mas à partida sabemos que existem certo tipo de negócios condenados ao insucesso, numa vila com estas características tão peculiares. Proponho um acompanhamento por parte das entidades reguladores do comércio;e da entidade camarária, no sentido de aconselhar os que desejam arriscar em Alenquer, por forma a minimizarem os riscos desse investimento,criando um negócio sólido e rentável.O envelhecimento da máquina governamental do concelho, infelizmente, reflectiu-se na morte do comércio tradicional, que nos dias de hoje, já se habitou a ver fechar a porta.
Quanto aos moradores e para finalizar, acho que se deve criar um cartão de livre trânsito,porque essa medida existe noutros locais em situações semelhantes, mas essencialmente por uma razão de ordenamento urbano, isto é,a procura de um lugar gratuito, torna-se de tal forma agressiva que se alguém necessitar de auxílio(ambulância), pura e simplesmente, morre, porque a confusão de viaturas é tão grande nas ruas que só de helicóptero!
Uma frase:GOVERNANTES RESOLVAM OS VERDADEIROS PROBLEMAS DOS MUNÍCIPES,BEM SEI QUE NÃO PODEM AGRADAR A TODOS, MAS MINIMIZEM AS CONSEQUÊNCIAS DOS VOSSOS ACTOS!

Anónimo disse...

Gostaria de deixar um comentario mais elaborado.Apenas digo que n percebo porque em todos os concelhos que se criou parquimetros (taxa para os utilizadores) o regulamente foi aprovado em assembleia municipal.Este regulamento tentou-se aprovar na assembleia não resultou aprovou-se no nos corredores.Leiam o que diz a lei a cerca de criação de taxas.Mas leiam ate ao fim , porque em alenquer so se leu o que interessava.
Não precisam de procurar muito consultem regulamentes da camara de sintra e outras e vejam onde foi aprovado o regulamento e em que decretos de lei se basearam e depois vão ao diario da republica e vejam a leia e comparem ao regulamento da camara de alenquer...deixo uma dica: se quizerem estacionar na avenida dos bonbeiros "deixem" o carro em cima do passeio, porque os fiscais da camara não podem multar e a GNR a gente sabe que so desce a vila de tempos a tempos, por isso o risco de ser multado e minimo para não dizer que não a risco.

Alenquer 21