segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Quanto gere uma Junta de Freguesia ?

Depois de uma proposta de um dos visitantes no nosso Blog, disponibilizamos-lhe hoje o orçamento para 2006 das 16 Juntas de Freguesia do Concelho de Alenquer.

Deixamos uma pergunta para o debate, que podem os executivos das Juntas de Freguesia fazer com estas verbas ?


- A verba destinada às Freguesias com a designação “Estado”, são referentes ao Fundo de Financiamento das Freguesias e é proveniente directamente do Orçamento de Estado ao abrigo da Lei das Finanças Locais.

- As Transferências para as Freguesias relativas ao ano financeiro de 2006 é de 448.918 Euros, enquanto o orçamento geral da Câmara Municipal de Alenquer para 2006 é de 35.126.444 Euros.

11 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Ricardo Batista por colocar este topico que na minha opinião será uma mais valia para quem realmente quer conhecer as freguesias deste concelho e as suas carencias.Penso que foi muito oportuno colocar os orçamentos de cada uma das juntas mas gostava de ver também colocado se possivel uma estimativa dos habitantes de cada uma delas para termos uma ideia mais precisa da dimensão de cada uma delas e assim podermos julgar se os orçamentos são adequados ou não a cada situação.

Um abraço ZM

Anónimo disse...

Aqui fica umas das realidades da freguesia do carregado :

Os passeios na Rua Vaz Monteiro(estrada nacional, onde passam milhares de veiculos diariamente) não tem largura sufeciente para passar uma cadeira de rodas tornando-se perigosos para pessoas idosos e criancas que muitas vezes tem de usar a berma da estrada para circular pois os passeios para alem de estreitos estão em mau estado.

A falta de eco pontos sufecientes para uma freguesia da dimensão do carregado.

Ao contrario de alenquer que foi feito um investimento em terrenos de area assinalavel e convertidos a parques de estacionamentos a parte antiga do carregado ainda não foi contemplada com essas medidas,os poucos terrenos ainda livres dão origem a novos predios sem estacionamento sufeciente para os moradores.

O executivo da Junta de freguesia anda muito preocupado com um terreno na frequesia para a criação de umas piscinas municipais,não sera uma desperdicios de dinheiros visto haver uma a 3 km.

A zona junto ao tejo esquecida e degradada, não seria altura de seguir exemplos como VFX, ALHANDRA, Pontevel?criar um cais, espaços verdes, zonas de lazer?

Isto são apenas algumas das coisas que na minha opinião estão mal na freguesia do carregado, de certo outras também teram os seus problemas alguns identicos aqui fica um ponto de vista que gostava que tivessem em consideração

Um Abraço ZM

JSD Alenquer disse...

Caro ZM,

Acho que as questões que levantou sobre o Carregado são importantes, mas não são da total responsabilidade da Junta de Freguesia, mas sim da Câmara.

No que concerne á Zona Ribeirinha, foi o PSD a única força política a apresentar um projecto para essa zona, que a autarquia simplesmente ignorou ao longo dos anos. Ainda em período de Pré-Campanha, a Coligação "Pela Nossa Terra", promoveu um dia nessa zona, dando a conhecer as muitos alenquerenses os limites do seu concelho e a sua frente de Tejo, que estão simplesmente esquecidas, ao ponto de termos que nos deslocar até ao concelho de Vila Franca de Xira, para apanhar um barco para dar a conhecer aos munícipes os limites do concelho de Alenquer.

No entanto, realço aqui a atitude do Presidente da Junta de Freguesia do Carregado, que já realizou na zona algumas obras de beneficiação, dando mais dignidade a uma zona que deveria ser uma bela zona de lazer e um orgulho para todos os alenquerenses.

Cumprimentos
Ricardo Batista - Presidente da CPS da JSD Alenquer

JSD Alenquer disse...

A questão orçamental é sempre o ponto que tende a ser suprimido da ordem do dia. A maior parte das pessoas, e não estou só a falar do nosso concelho especificamente, não conhece quanto movimenta uma freguesia, por mais pequena que seja, ou uma câmara municipal.
Aliás, normalmente a única referência, que não explicita, que se faz ao orçamento é o já célebre "não há dinheiro". De facto muitas populações certamente questionar-se-ão onde está a obra? E não estou com isto a afirmar que existe um sobre-financiamento das freguesias ou dos munícipios, muito pelo contrário, mas o que me preocupa é a questão que o caríssimo ZM coloca. De facto não existe uma equidade na distribuição do financiamento pelas diversas freguesias, e seria de todo importante apresentar o orçamento (eu chamar-lhe-ia financiamento) "per capita". De facto, eu olho para o orçamento da minha freguesia - Carregado, e vejo que representa cerca de 7% do orçamento total das freguesias, sabendo que a nível de eleitorado (e não estou a falar de habitantes porque aí as diferenças ainda seriam maiores) representa cerca de 20% do eleitorado do concelho. Agora, e recordando aquela célebre publicidade de uma bebida brasileira... Porque será?
Perdoem-me se apresento aqui uma abordagem ligeiramente tendenciosa, mas enquanto social-democrata, e carregadense preocupam-me as questões de justiça social, e esta é certamente, na sua escala, uma clara injustiça!

José Afonso

Anónimo disse...

boas tentando esclarecer o ZM qt a duas das queixas e tentativa de responder a outra!há que ponderar bem antes de se criticar uma camara municipal e nomeadamente ponderar acerca das suas competências!se repararmos bem as competencias duma camara são muito escassas!quanto ás criticas que refere nomeadamente quanto á estrada nacional e aos ecopontos é obvio que não é responsabilidade da câmara!as estradas nacionais são da competência do instituto de estradas!que as regulamenta constroi e conserva não podendo a camara proceder a qq obra que modifique a sua estrutura ou traçado!os ecopontos como sabe são da responsabilidade da empresa que gere o aterro sanitário do oeste (resioeste)é á empresa que cabe definir o numero de ecopontos necessários!a camarâ não tem responsabilidade nem pode ter nos mais variados assuntos mas no entanto por desconhecimento dos cidadãos após 30 anos de democracia, continua a ser a culpada de tudo!ah e qt ao rio já alguem ouviu falar em dominio público hidrico?em inag?em áreas de protecção?e qt á piscina no carregado não concordo consigo pq penso ser uma infra estrutura essencial para a freguesiao que vem por acrescimo para o concelho de alenquer nunca é demais pelo menos é como penso!

Anónimo disse...

Se nada é da resposabilidade da camara ou da junta de freguesia, o que é que eles fazem ao dinheiro? AP

Anónimo disse...

gastam-no em ordenados concessões de obras municipais comparticipadas ou não pelo feder!gastam ao facultarem o ensino primário que é suportado pelas camaras municipais, plo tranporte e alimentação de criançasprocedem ao nivel de fscalização etc.por exemplo as unicas estradas em que a camara poderá intervir é nas estradas municipais!por exemplo fala-se mt na recente instalação dos semaforos em aldeia gavinha e mata no entãnto quem procedeu á colocação daquela aberração foi o instituto de estradas!atenção eu não tou aqui a defender ninguém!apenas quero o seu a seu dono!

Anónimo disse...

Quando sugeri este tópico sugeri também que se deixa-se Câmara,Vereadores e pelouros de parte.Se debatesse o que se faz falta e as lacunas das frequesias do concelho, referi a do carregado pois sou habitante da mesma e gostaria de ver aqui debatido as outras freguesias do concelho.Caro Anônimo que respondeu a seguir ao Sr. José Afonso penso que esse esclarecimento não tem qualquer fundamento pois a intervenção que coloquei não critiquei ninguem falei de melhorias que poderiam ser feitas na freguesia do carregado, obrigado por esclarecer os menos informados de quem é a responsablidade do quê, neste concelho.No que diz respeito a ecopontos e a estrada nacional.
Mas com alguma ironia lhe digo que me deixou baralhado, há uns realizou-se uma reunião no pavilhão da ADC onde juntou centenas de habitantes do Carregado preocupados com a insegurança vivida na freguesia.Estiveram presentes o Sr. Presidente de Câmara e o ministro da admistração interna da altura, onde a população, Presidente de Camara e Junta de Freguesia deram conhecimento da insegurança vivida e conseguiram sensiblizar o Ministro ao ponto de ele prometer um Posto da GNR no Carregado(verdade seja dita prometeu mas não disse para quando).
Ao ver este poder de perçuasão por parte do Presidente da Camara e de Junta de Freguesia julgo ser possivel assistirmos ao mesmo junto da Resioeste, e tornarmos este concelho um concelho mais sensiblizado com as questões da reciclagem e ambiente.
Em relação a esclarecimentos desse tipo agradeço a sua preocupação mas apesar de não fazer parte de qualquer estrutura partidaria deste concelho ou a nivel nacional sou uma pessoa que se tenta informar ao maximo destes assuntos e tenho tido bons professores nessa materia mas de qualquer forma agradeço a sua preocupação e quando me surgir alguma duvida já sei basta ir ter com o Anonimo que ele esclarece-me.
Visto ser uma pessoa muito esclarecida no que diz respeito a estas questões presumo que também saiba como a camara podera ter a estrada sobre a sua alçada e fazer as melhorias, caso não saiba e como já existem exemplos practicos disso é uma questão de se informar.
Em relação ao rio preferia não entrar por ai pois se formos ver as coisas por esse prisma a termo-electrica não estaria onde está, não se faria a extração de areias que se fazem e se bem me recordo a algum tempo um terreno considerado reserva agricula deu lugar a um estacionamento para pesados.
Em relação as piscinas penso que o alto concelho necessita mais de umas visto a distancia que se encontra das existentes e o carregado se precisa de umas piscinas tem umas a 3 km que estão longe de atingir os maximos de utilização.
Mais uma vez obrigado pela oportunidade que deram as pessoas de exprimir as suas ideias idependentemente da sua cor partidaria e espero que desde blog se tire ideias para um concelho melhor que no fundo é o que todos nos queremos.


Deixo aqui o meu email para o caso de o Sr. Anonimo tiver alguma duvida e eu o poder esclarecer mais que não seja para um pedido de desculpas porque me acusar de criticar a camara e de não ponderar não foram de bom tom, pois não gosto que tente distorcer o que digo.

Um abraço ZM

zmmarques@gmail.com

Anónimo disse...

Caro zm eu não o acusei de criticar ninguém mt menos a camara!peço desculpa se assim o fiz entender.qt ás estradas sim eu sei o processo, trata-se pois da desanexação de estrada nacional para municipal de modo a que deixe de pertencer á alçada do iep para a camara.Qt á desanexação do terreno de ren para parque de estacionamento de pesados deve ter vigorado o estatuto de utilidade pública.Quanto a achar que as piscinas municipais de alenquer não estão já lotadas é porque não é utente ou então não conseguiu como mt gente vaga para natação com monitor, na minha opinião as piscinas estão já mt sobrelotadas!qt a umas piscinas no alto concelho não acho viavel já que com a taxa de crescimento/envelhecimento que essa parte do nosso concelho apresenta não justifica tal investimento, bastando para isso uma coordenação ao nivel de transportes com a câmar para posteriormente canalizar os utentes do alto concelho para as duas infra-estruturas a de alenquer e do carregado qd estiver construida.e se tem tão bons professores como afirma, remeta-se por favor aos anais da história informando-se da génese de formação do nucleo habitacional do carregado!mas eu explico... o carregado é neste momento um nucleo habitacional de classe A1 devido exactamente á existência da estrada nacional aliado a uma época de inexistência de planeamento em portugal dai estaremm literalmente todas as casas em cima da estrada numa altura em que não havia planeamento e em que todos construiam o que queriam onde queriam, este facto aliado ao crescimento exponencial da população e do cancro da sociedade urbanizada que é o automóvel!mas isto infelizmente aconteceu no nosso pais um pouco por toda a parte!eu não quero ofender ningém ok!por isso mesmo vou deixar de tecer comentários a partir de agora!

Anónimo disse...

ah e qt á resioeste caso não sabe por favor informe-se qt á situação da empresa!e qt ao rio por favor informe-se acerca do que é um leito de cheia!

Cidadã Carregadense disse...

Gostaria de vos deixar um desafio, é que ao lado dos valores do orçamento, coloquem o nº de habitantes por freguesia e ai vão ver como o Carregado tem sido mal tratado e como a Junta não tem feito a pressão suficiente para dar aos Carregadenses aquilo que é deles.
Mas agora com o novo processo de recenseamento eleitoral é que vai ser bom.
Já agora perguntem á Camara o que é que ela faz com os cerca de 400.000€ que a EDP paga por ter a central termoelectrica no Carregado.
Sim no Carregado, e para onde vai o dinheiro?