segunda-feira, agosto 03, 2009

Palácio do Brandão


O Palácio situado na Quinta do Brandão é outro exemplo da incapacidade da gestão autárquica. Sendo um imóvel municipal, merecia melhor atenção e outro fim que não o abandono.

Há muitos anos que o Palácio se encontra abandonado,e apesar de existirem rumores quanto ao fim a dar-lhe, não se vê obra feita.

Pela sua excelente localização, com uma vista magnífica, pela seus traços arquitectónicos, repletos de história, decerto haveria interesse na sua reabilitação.

Certamente que a criação de uma Pousada da Juventude, ou de uma Albergaria seriam projectos à altura de tão grandioso edíficio. A beleza deste Palácio é inegável, e só pode envergonhar qualquer alenquerense,quando passa e vê, tamanha grandeza, reduzida à insignificância e indiferença do abandono.

A reabilitação do Palácio deveria constituir uma das prioridades do Municipio, este que se diz apostado no ecoturismo e no turismo rural, poderia servir os interesses de Alenquer, no que concerne à área hoteleira.

Tendo em conta as condições arquitéctonicas deste edificio, seria essencial, procurar conjugar as condições naturais do edifício, com as necessidades de Alenquer,no sentido de se aproveitar na totalidade, este Palácio, que poderia ser o ex libris de Alenquer.

Poderia, pois continua tudo no dominio das possibilidades, como já é hábito em Alenquer, o curto prazo estende-se por mais de uma década, e o edificio vai-se deteriorando a cada dia.

Infelizmente, a zona do Brandão tem sido fustigada por más acções ou opções, em que o abandono do Palácio é a cereja no topo de um bolo demasiado mau para ser verdade!

Sem comentários: