sábado, dezembro 05, 2009


Francisco Sá Carneiro faleceu no dia 4 de Dezembro de 1980, num acidente de aviação, em Camarate, quando se dirigia para o Porto para apoiar o candidato à Presidência da República pela Aliança Democrática(AD), o General Soares Carneiro.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, advogado de profissão, pertenceu à ala liberal da Acção Nacional, único partido permitido no Estado Novo, na Assembleia Nacional.

Em 1974, após o 25 de Abril torna-se o primeiro secretário- geral do PPD/PSD, partido que fundou juntamente com Pinto Balsemão, Magalhães Mota, entre outros.

No momento trágico da sua morte, exercia as funções de Primeiro-Ministro de Portugal, existindo para esse dia fatidíco, várias teses quanto à causa do acidente que o vitimou.

Independentemente de toda a suspeição em volta do sucedido, a verdade é que 29 anos depois da sua morte, o espírito de Francisco Sá Carneiro continua bem presente na memória dos social-democratas.A sua morte constituiu uma enorme perda para o PPD/PSD, pois era uma homem de carácter, com convicções ideológicas bem definidas, respirando o verdadeiro espiríto da social democracia e da liberdade democrática enquanto valores essenciais para o funcionamento do País.

Apesar de ter partido relativamente cedo, Sá Carneiro deixou a sua marca e o seu cunho pessoal na política portuguesa, contribuindo grandiosamente para o enraizar do novo regime democrático que então se instaurava. Não obstante isso, é recordado como um dos fundadores do PPD/PSD e sem dúvida que o dia 4 de Dezembro será sempre um dia triste, com um sentimento de perda, não só pela pessoa que era, mas pelo político que foi, debatendo-se pelos ideiais da social-democracia.

Se há homem que soube interpretar o verdadeiro sentido da Social-Democracia, esse homem foi sem dúvida Francisco Sá Carneiro! O partido viu partir antes do tempo o seu pai, um dos seus pilares, restando a quem se revê nos ideais da social-democracia, um profundo sinal de pesar, mas sobretudo de respeito e orgulho por pertencer a um partido, fundado por este grande homem.

Até Sempre Sá Carneiro.







Sem comentários: