sábado, dezembro 05, 2009

Mensagem do Secretário


Na impossibilidade de poder estar presente no jantar de Natal da JSD Alenquer, não quero deixar passar a data sem tecer alguns comentários sobre aquilo que é ser da JSD, no contexto social e político do nosso concelho.

Primeiramente, quero felicitar a Comissão Política da JSD Alenquer, não querendo de modo algum fazer uma acção propagandística da Comissão à qual faço parte, quero no entanto, enaltecer a coragem dos membros que a constituiram , "ressuscitando" a JSD em Alenquer. Obviamente que após um ano de trabalho, há sempre ilações positivas a retirar e outras menos positivas que se devem corrigir, no entanto apraz dizer-me que é com muito orgulho, independentemente daquilo que foi feito ou do que poderia ter sido feito no plano de actividades, que faço parte da JSD Alenquer e é com muito gosto que trabalho com as pessoas da Comissão que se mostraram interessadas.

Após este reparo, importa referir que no contexto social em que estamos inseridos, ser da JSD é sem dúvida uma grande honra, mas também um enorme desafio. Normalmente costumo dizer que a política deve ser entendida como um caminho sem regresso, no bom sentido, ou seja, quem se assume e consciencializa que de facto os ideais social-democratas servem de base à sua orientação ideológica, quando entra na política não deve ter medo de assumir que é da JSD, e deve em toda a parte dar a cara pelo partido.

Nesse sentido, é de enaltecer todos os militantes, independentes, que foram nas listas para as autárquicas, meros simpatizantes, que deram a cara, num concelho profundamente socialista, pelos ideais social-democratas.

É dificil ser governo, mas mais difícil é ser oposição, na medida em que, para além da entreajuda, união, seriedade que devemos ter enquanto parte integrante da política local, todas as acções preconizadas por nós, enquanto oposição responsável, devem ser vistas como alternativa, ao poder instaurado. Aquilo por que se deve bater um militante da JSD em Alenquer, é sem dúvida demonstrar que de facto, o nosso partido constitui sempre um alternativa ao poder, é por esse ideal que nos devemos bater, procurando fazer uma oposição séria, crítica, no sentido construtivo, ligada à defesa do interesse dos alenquerenses e com uma qualidade que por estas paragens não é muito visível, que é saber ouvir opiniões divergentes, respeitando-as com elevação democrática!

Falando em interesse, cabe-nos a nós jovens, como futura geração de políticos deste Concelho e deste País, desmistificar aquela ideia profundamente enraizada de que a política é só para os tachos. Neste sentido é importante esclarecer que nós na JSD, somos pessoas com vida para além da politica, uns trabalham, outros procuram formação académica mais qualificada para poderem ter um bom futuro profissional. Aquilo que é importante esclarecer é que nós, jovens social-democratas estamos na política não pelo interesse profissional, ou tirar vantagens desse envolvimento na política, mas sobretudo porque sentimos que temos capacidade e competência para apresentar as melhores propostas para os jovens e para os alenquerenses em geral.

A politica deve ser entendida como uma forma de dar o nosso contributo à sociedade, colocando o interesse geral em detrimento do interesse particular, pois só assim é possível ser um verdadeiro politico, um político que se sente com capacidade de dar o melhor de si, em prol dos outros concidadãos.

A JSD em Alenquer, é uma juventude em crescimento, resistente às critícas, defensora do debate de ideias, que comporta jovens, cientes da responsabilidade que têm ao assumirem esta camisola laranja. Sem medos e com convicções fortes de que esta é a melhor forma de servir as pessoas, esta é a nossa maneira de estar na política lutando pelos nossos princípios, com respeito, seriedade, honestidade, e sobretudo com a certeza de que o que é feito é um pouco de nós próprios em beneficio de um todo!

A Política é uma obra inacabada, nós jovens temos de prosseguir a obra dos mais velhos, sob pena de que os ideais de Abril se suavizem com o tempo. A Política é a prova e a oportunidade de nós jovens mostrarmos que criticar não basta, que é preciso agir, e nesse sentido é necessário apelar à solidariedade, deixando o egoísmo de parte, porque a política é isso mesmo, dar sem esperar nada em troca!


Secretário

Pedro Oliveira Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom dia, na impossibilidade de fazer este comentário na página da coligação peço que o mesmo chegue aos responsáveis politicos pela mesma.
É com muito gosto que recebi a noticia da continuação das visitas e reuniões com os responsáveis das freguesias, assim como a permanente actualização da página da coligação afim de informar todos os alenquerenses da realidade politica e social do seu concelho!
Isto só demonstra uma postura de trabalho permanente, de interesse pela população, ao contrário de outros que desde outubro nada evoluem, fazendo lembrar aquilo que se passou há 4 anos em que assim que as eleições terminaram o sitio do PS ficou em remodelação... por 4 anos... acho vergonhoso esta postura taxista em que so o que interessa é alcançar o poder... Este PS deixa muito a desejar!Tenham força e coragem a vitória está cada vez mais proxima!

Rita disse...

Agradece que os autores dos comentários se identifiquem, sff.
Rita Cipriano
Presidente JSD Alenquer