terça-feira, fevereiro 09, 2010

Deputados da JSD questionam Ministro do Ensino Superior sobre Acção Social


Os Deputados jovens que integram o Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República, entregaram hoje um Requerimento na Mesa da AR questionando o Ministro do Ensino Superior sobre um conjunto de dados relativos à Acção Social no Ensino Superior. Os Deputados pretendem recolher informação que possibilite conhecer a realidade nacional do apoio aos estudantes carenciados.
A Acção Social Escolar apresenta-se hoje como uma das matérias que mais preocupa o movimento associativo estudantil nacional e os Estudantes do Ensino Superior, sendo que os Deputados do PSD não são indiferentes a esta preocupação, empenhando-se em colaborar na procura de um caminho que permita que os estudantes tenham uma Acção Social mais justa, mais eficaz e que apoie quem mais precisa. O objectivo principal é conhecer em detalhe a realidade e preparar uma proposta concreta na AR para rever o actual sistema de Acção Social.
Os jovens Deputados do PSD, consideram muito importante a realização de uma reflexão aprofundada sobre a Acção Social no nosso país, que permita aferir com rigor e exactidão os trâmites em que as bolsas de apoio são distribuídas e os seus montantes, a amostra da população abrangida e os resultados práticos desse apoio no aproveitamento escolar dos bolseiros.
Já em 2009 (04.03.2009) a JSD alertou o Governo para a precariedade em que muitos jovens estudantes estavam a viver face à degradação da situação económica do país, e através da iniciativa "Jovens com a corda na garganta", a JSD apresentou na AR cinco propostas para ajudar a inverter esta situação. Ver http://www.jsd.pt/corda/
Infelizmente, a crise que se instalou em Portugal desprotegeu uma grande parte da população que - não se encontrando no limiar da pobreza - oscilam perigosamente na sua orla. É nestas famílias que as despesas com os estudos superiores são as primeiras a ser sacrificadas - especialmente se se tratar de estudantes deslocados, a quem acrescem as despesas de habitação e alimentação extra.
A JSD espera uma resposta colaborante e interessada por parte do Ministro Mariano Gago, considerando que quando se trata da vida dos jovens, sobretudo daqueles cujo apoio do Estado se revela fundamental no acesso a uma oportunidade conducente a uma vida melhor, deve ser prestada uma particular atenção, para que "nenhum estudante abandone a sua formação superior por razões económicas".

Sem comentários: