quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Política de Juventude


Agora que nos estamos a aproximar da próxima Semana da Juventude em Alenquer, habitualmente realizada em Março, importa fazer referência à política de Juventude que tem sido seguida no nosso Concelho. Os comentários por parte dos jovens são esclarecedores, primeiro os idosos e só depois a juventude. Estes comentários surgem no âmbito da actuação autárquica relativamente à juventude, terão cabimento?
Para esta pergunta a resposta da Jsd é clara, a juventude não deve ser lembrada só numa semana, os jovens vivem o ano todo no nosso Concelho e vêem com tristeza, o facto de serem constantemente esquecidos pelos órgãos autárquicos.
A actuação autárquica deveria passar por um planeamento anual de todas as actividades, indo ao encontro dos interesses dos jovens, e não, por vários eventos isolados sem qualquer elo de conexão.
O problema da política de juventude ou a falta dela no nosso Concelho, passa por uma estratégia deficientemente traçada pelos órgãos que detêm o poder, que realizam determinados eventos que ou superam as expectativas pela positiva ou revelam-se um tremendo fracasso.
No sentido de diminuir o risco da realização de determinado evento, porque não consultar quem mais sabe da matéria? Porque é que não ouvem os jovens? São perguntas que estão presentes na cabeça dos jovens e continuam sem resposta.
No caso particular da Semana da Juventude, a sua criação é de aplaudir, no entanto, peca por não ser original, mantendo o mesmo modelo à vários anos. Quanto às bandas que são escolhidas, o método de selecção das mesmas é uma espécie de zona obscura, pois há opção de escolha, mas quanto à selecção final, ninguém sabe muito bem como é feita.
A Juventude merece mais que uma Semana, os jovens são sempre esquecidos pela autarquia, no entanto, estes jovens que hoje pouco ou nada têm, são o futuro de amanhã, e com este esquecimento constante, acabarão por procurar atenção noutros Concelhos.
A política de juventude deve assentar num planeamento anual,definindo os pilares da sua actuação( Saúde, Educação, Desporto, Cultura, Emprego) num projecto sólido que vise em primeiro lugar a satisfação das necessidades dos jovens deste Concelho, e por outro lado, colateralmente, criar uma dinâmica no Concelho, que faça sentir aos jovens que são parte integrante do mesmo, diminuindo o número de jovens que constantemente saem do Concelho, em busca de uma vida melhor.
Existem alguns eventos para os jovens, é um facto, mas precisam de ser dinamizados, e nós jovens alenquerenses devemos contribuir activamente para que de ano para ano, a exigência seja maior por parte de quem organiza, elevando a níveis de excelência, os eventos realizados.
Com a criação do Conselho Municipal de Juventude, nos termos do seu regulamento, este órgão decidirá toda a política de juventude preconizada pelo Municipio. Nós como juventude partidária estamos disponíveis para colaborar, esperando sinceramente que, com a criação do Conselho Municipal de Juventude, se crie uma verdadeira estratégia,assente em bases sólidas, para a juventude, promovendo o diálogo entre todos os intervenientes e interessados, que são os jovens deste Concelho.


A Juventude não é uma mera palavra, é um sinónimo de futuro que deve ser valorizado por quem governa os seus destinos.Porque os jovens merecem ser ouvidos!

Sem comentários: