terça-feira, setembro 29, 2009

Análise aos resultados das legislativas

No dia 27 de Setembro o País foi a votos para eleger os deputados para a Assembleia da República nos próximos 4 anos, bem como o futuro executivo que governará o País nesta legislatura.
Os portugueses foram claros: retiraram a maioria absoluta ao PS, castigaram o PSD pela fraca campanha que executou, deram votos de confiança ao CDS, ao BE e ao PCP, aumentando o seu número de mandatos.
O PS ganhou com a maioria relativa, há que dar o mérito a Sócrates pela boa campanha que fez, no entanto os portugueses não esqueceram o seu modo arrogante e autoritário de governar o País e retiraram-lhe a maioria absoluta.
O CDS-PP obteve um resultado histórico beneficiando em grande parte dos votos perdidos pelo PS, e da má campanha efectuada pela líder do PSD.
O BE confirmou a tendência de crescimento evidenciada nas eleições europeias, duplicando os seus deputados na AR, e obtendo mais de 500.000 votos.
A CDU por seu turno, foi o 5º partido com mais votos, no entanto, também obteve mais um deputado do que em 2005.
Como todos costumam dizer, ninguém perdeu, mas no entanto, na minha opinião houve quem perdesse.
O PS primeiro que tudo por ter perdido a maioria absoluta, o que o leva agora a sentar à mesa das negociações, falando abertamente com a oposição, o que não aconteceria com a maioria absoluta.
E depois o PSD, o grande derrotado sem dúvida, independentemente de ter tido mais votos do que 2005, falhou o objectivo de ganhar as eleições e deixou uma imagem pálida do que podia ter feito.
Após a derrota, o dia é de trabalho pois as autárquicas estão aí, e o partido tem de estar mais que unido em prol das populações dos municipios e freguesias. Os comentários dos pseudo-líderes podem ficar na gaveta, pois só desestabilizam, um partido que necessita de uma renovação profunda nos seus quadros, no entanto isso pode ficar para depois do dia 11 de Outubro!
Quanto ao concelho de Alenquer, o PS ganhou em todas as freguesias, em muitas delas com larga margem, no entanto apesar dos socialistas esfregarem as mãos de contentes, pois isto revela um bom pronúncio para as autárquicas, as pessoas contam mais do que os partidos, assim como os programas, e sem dúvida que as pessoas na hora de escolher o próximo Presidente da Câmara de Alenquer, votarão na mudança!

Sem comentários: