domingo, janeiro 02, 2011

Carta Aberta - Conselho Municipal de Juventude




Carta Aberta



A V. Exa., a Ex.ma Sr.ª Vereadora da Juventude, Sandra Saraiva,




Como deve ser do conhecimento de V. Exa.., entrou em vigor no passado dia 1 Março de 2009, a lei nº 8/2009 de 18 de Fevereiro. A mesma lei impõe que todos os municípios criem, no prazo de 6 meses, o regulamento para o Conselho Municipal de Juventude (CMJ).


Apesar do atraso de cerca de 4 meses na elaboração e aprovação do regulamento em Assembleia Municipal, o que mais choca a Juventude Social Democrata (JSD) - Secção de Alenquer é o facto de estarmos a chegar ao final de 2010 e não ter sido marcada nenhuma das quatro reuniões anuais previstas no Edital nº 104/2009, da Câmara Municipal de Alenquer, mostrando uma clara falta de seriedade com que o executivo encara este novo orgão.



A JSD-Alenquer pretende que a vereadora Sandra Saraiva, o presidente Jorge Riso e os restantes membros do executivo autárquico esclareçam a Assembleia Municipal, a nossa organização e todas as associações, organizações e federações que farão parte do CMJ, o porquê desta vergonhosa morosidade na criação de tão importante órgão de empowerment dos jovens alenquerenses e o porquê de não lhe ser feita qualquer referência no Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2011.



Como uma organização democrata, promotora da liberdade de diálogo e do debate livre, preocupada com os jovens alenquerenses e com o recente desinteresse dos jovens pela política e a gestão pública, a JSD Alenquer considera o CMJ um órgão de maior importância como espaço de discussão dos problemas que afligem a nossa faixa etária e como catalisador para uma maior participação jovem na vida pública, através de um sistema cada vez mais de democracia participativa e não só eleitoralista.



Como tal, pretendemos que o executivo autárquico, em especial a anterior sr.ª vereadora da juventude Manuela Mendes, o presidente da Câmara Jorge Riso e a própria sr.ª vereadora Sandra Saraiva que tem agora a pasta da juventude, tenha a humildade para admitir publicamente que falhou neste capítulo.

Pretendemos também que, como forma de provarem que vão encarar daqui em diante com seriedade o CMJ, que contactem todas as associações, organizações e federações com assento neste novo orgão com o intuito de se marcar, o mais rapidamente possível, a primeira assembleia do Conselho Municipal de Juventude para o ano de 2011.



Agradecendo a atenção dispensada por V. Exs.,


Com votos de um bom 2011,


O Presidente da Juventude Social Democrata – Secção de Alenquer,



Carlos Miguel Carvalho Calixto

Sem comentários: