quinta-feira, janeiro 13, 2011

Formação Sub-18 em Alenquer


O workshop "Sub-18" da JSD começou no início do ano passado a percorrer as escolas do país, com o objectivo de explicar aos jovens com menos de 18 anos "o que é a política", "como deve ser" e "para que serve".

Com um carácter não-propagandístico, a iniciativa já percorreu várias escolas do continente e das ilhas tendo como principal objectivo mostrar aos alunos que a política é uma arte nobre, que todos podem intervir na vida política e onde e como é que podem participar, tudo isto num tom leve, descontraído, com recurso a exemplos dinâmicos e exercícios práticos.

Hoje, a JSD Alenquer realizou a primeira acção do "sub-18" no concelho e podemos dizer que foi um sucesso! Apesar de a iniciativa estar mais direccionada para alunos do secundário, conseguimos adaptar o discurso para a realidade do nosso concelho, ou seja, uma maioria de escolas do ensino básico, de forma a que a mensagem chegásse mais longe.

Contudo, pudemos constatar com os alunos das duas turmas de 9º ano presentes que a idade não é de facto uma condicionante para se começar a participar. Para além de mostrarem interesse e terem sido bastante participativos, conseguiram, acima de tudo, revelar maturidade, espírito crítico, poder de argumentação e uma consciência da realidade muito à frente daquilo que qualquer um esperaria para as suas idades.

A próxima paragem será a Escola Básica de Abrigada, mais uma vez, com turmas do 9º e só esperamos que as próximas sessões corram tão bem ou melhores que a de hoje, pois se tal suceder, saberemos que existe na nossa terra um grande potencial humano que pode e deve ser estimulado para uma participação activa na vida pública, como hoje a JSD Alenquer fez.

Para mais informações sobre o Sub-18 e como podes participar na vida política:

envia-nos um mail com as tuas dúvidas e sugestões para jsd.alenquer@gmail.com

ou

visita estes sites




Sem comentários: