terça-feira, setembro 13, 2005

Construção do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa

A coligação “Pela Nossa Terra” tem um projecto de desenvolvimento sustentável para o concelho de Alenquer, que não depende e em alguns pontos é mesmo prejudicado com o projecto de construção do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) em território concelhio. O nosso projecto para Alenquer não inclui um aeroporto!

A gravidade dos impactes ambientais e sociais previstos nos estudos já realizados são causa de preocupação extrema. A qualidade de vida dos nossos munícipes, o planeamento económico, a coesão social e o ordenamento do território, são fortemente afectados com a construção do NAL no concelho!

A nível nacional a opção “OTA” está deficientemente estudada e justificada para que se possam tomar decisões finais. Para mais considerando a situação económica do país e existência de alternativas ao projecto “faraónico” do NAL.

A nível local, a promoção da informação e debate sobre o Novo Aeroporto, tem sido praticamente ignorada, situação que urge corrigir.


Considerando os pontos anteriores a candidatura “Pela Nossa Terra”:

· Manifesta uma clara discordância em relação à intenção anunciada pelo governo, de construir o Novo Aeroporto Internacional de Lisboa na região da Ota, ao estilo de “decidir primeiro, estudar e debater depois”.

· Propõe um referendo local que possibilite um amplo e esclarecedor debate a nível concelhio, e culmine com uma tomada de posição dos munícipes relativamente à construção do NAL na Ota.

1 comentário:

Anónimo disse...

Referendos locais ao aeroporto. Tiram-me do sério!!!