segunda-feira, janeiro 02, 2006

Poderes Presidenciais

A menos de um mês para a Eleição Presidencial, não tenho dúvidas àcerca do sentido do meu voto: Prof. Cavaco Silva. Na minha opinião é o candidato que reúne mais condições para o cargo em questão, pois é uma pessoa com um conhecimento vasto e inquestionável do País, da Europa e do Mundo. É um "político" sensato e com visão estratégica a médio-longo prazo, principalmente no campo económico. Questionar-me-ão se o País é só economia? Responder-vos-ei que não! Mas é sem dúvida alguma o motor das sociedades modernas e fundamental para o progresso sócio-cultural do País.
Mas a minha dúvida e relutância é outra. E no meu entender, sensata! Porque irei eu votar para um cargo cujo poder que lhe é constitucionalmente atribuído é considerávelmente reduto para o mais alto cargo da Nação.
Considero importante uma revisão constitucional para alterar o papel do Presidente da República na plano político, respeitando os restantes orgãos de soberania. Seria, na minha opinião, mais vantajoso para o país um presidente com poder executivo, passando a um sistema mais presidencialista, à imagem dos EUA.
Ou, em alternativa, tomando como exemplo Espanha ou Inglaterra, passar Monarquia sem poder legislativo e executivo, sendo apenas um "embaixador" de Portugal no Mundo, à imagem do que é hoje em dia.
Acho que a discussão é pertinente.

José Afonso (Vice-Presidente JSD Alenquer)

Sem comentários: